Conheça o Fascinante Mundo das Orquídeas e Bromélias
Bromélias e orquídeas representam exemplares botânicos que adquiriram crescente interesse entre entusiastas em diversos países.
Os Encantos Visuais dasDendrobiums
As orquídeas são conhecidas por sua extraordinária diversidade contando com cerca de 30.000 tipos diferentes.
Leia o artigo completo
Originalmente encontradas em regiões de clima ameno, estes exemplares apresentam mecanismos notáveis de sobrevivência em múltiplos biomas.
Conhecendo Melhor as Guzmanias
As espécies da família Bromeliaceae estão incluídas no grupo taxonômico Bromeliaceae e são nativas majoritariamente das Américas.
Apresentando estruturas únicas, inúmeros exemplares produzem um tanque acumulador que mantém reservas hídricas. Tal característica possibilita a sobrevivência em períodos de estiagem.
Como Cultivar Corretamente Orquídeas e Bromélias
Condições de Claridade
Normalmente, estas flores preferem exposição à luz natural sem incidência direta. Enquanto isso, as plantas da família Bromeliaceae ajustam-se facilmente a distintas situações de exposição solar, segundo a classificação botânica.
Hidratação e Ambiente Úmido
A molhagem frequente demais é um dos principais vilões para orquídeas. Recomenda-se regar exclusivamente em períodos de substrato desidratado.
Considerando os tipos que possuem cavidade central, mantenha água nesta estrutura trocando-a periodicamente para evitar a proliferação de mosquitos.
Substrato e Nutrição
A saúde das orquídeas é mantida em materiais especialmente formulados que permitem aeração das raízes.
Formulações compostas por casca de pinus, carbono ativado somados a ingredientes que promovem ventilação são ideais.
O desenvolvimento destas plantas é possível em múltiplas bases de plantio, incluindo misturas para orquídeas, terra vegetal leve ou até mesmo fixadas em troncos.
Desafios Frequentes e Resoluções
Infestações e Patologias
Pragas de pequeno porte e artrópodes são problemas frequentes no ciclo de crescimento destes vegetais.
As ações profiláticas contemplam ventilação adequada, evitar excesso de umidade e examinar sistematicamente os espécimes.
Problemas de Floração
Quando o florescimento não ocorre, certifique-se de que têm acesso a condições ideais de brilho. Muitas orquídeas precisam de variação térmica entre dia e noite para iniciar o ciclo floral.
A produção de flores nestas espécies comumente se dá em episódio único em seu período de desenvolvimento, entretanto desenvolvem mudas que são passíveis de replantio após a floração principal.
Pontos Favoráveis ao Ter Estas Plantas Exóticas
Superando a questão visual, estas plantas especiais concedem ganhos para o ambiente interno.
Determinados exemplares contribuem para a limpeza do ambiente, diminuindo a presença de químicos danosos e elevando os níveis hídricos no ar.
A prática de reunir espécimes tão particulares da mesma forma concede ganhos para a saúde mental, diminuindo a ansiedade e formando laços com elementos vivos.
Primeiros Passos para Colecionadores de Orquídeas e Bromélias
Para os principiantes, sugere-se partir por exemplares mais robustos.
Tipos como as orquídeas de flores achatadas e espécimes de bromélias que não requerem solo representam opções ideais para amadores no cultivo.
Procure informações junto a profissionais da área e fóruns virtuais para aumentar sua habilidade acerca destes incríveis vegetais.